Caga caga cagão, cagão em catalão

Essa coisa de cagar…

Chegar na Catalunya é aprender que cagar é normal. Ninguém aqui “vai ao banheiro”, “faz ursinhos” ou “escorrega a banana”. A galera aqui caga mesmo. 

As pessoas já saem falando assim do nada: “então, ontem quando eu tava cagando…”. Tá, ta. Mentira. Não é assim. Exagerei. 

É que é meio bizarro quando você entra numa loja de souvenir esperando um monte de coisa linda, kitsch e barcelonesca e se depara com uma prateleira cheia de bonecos cagando. Bonequinhos de pessoas famosas de cócoras. Obama, Michael Jackson, o Papa, a rainha da Inglaterra e até o rei Messi estão lá. Te esperando. Cagando enquanto a turistada passa. “É pra dar sorte, trazer fortuna”, o moço da loja explica. 

Não discuti e nem fui contraria a essa teoria porque eu mesma sempre achei que cagar deveria ser um ato de liberdade e não de repressão. Então, por que não ter um boneco simbolizando com toda essa plenitude a liberdade que tanto almejamos? Valeu, caganer!

Observação: eu perguntei como as pessoas falam de cagar em uma consulta médica e paguei papel de ridícula: “a gente fala cagar, ué” – licença pro “ué” que eu adicionei por mim mesma.

Cargas d’Água!

Até que chegou o Natal. Festa linda! Presente pra todo mundo (ou não porque eu nunca ganhei nada. Judia excluída)! Mas pra quem é de Jesus, o bom velhinho sempre vem! Nao. Não na Catalunha. Aqui quem dá presente e faz a alegria da criançada é um tiozão especial: o caga-tio. 

Não é um boneco cagão em tamanho real. Poderia deixar uns 3 parágrafos vazios pra você tentar imaginar. Mas vou de spoilerzona logo. O caga-tio não é nada disso. Explico: o caga-tio é um tronco de árvore que veste um cachecol (dezembro é inverno, né) e que na noite de 24 para 25 de dezembro ele simplesmente caga os presentes! Sério! Ele caga e as crianças ficam felicíssimas!! 

Sabe como ele caga??? As crianças simplesmente batem muito no tronco até ele quebrar todo (imagina: olhinhos pra um lado, nariz para outro e o cachecol manchado de sangue madeira)!

E aí depois de destruir por completo o simpático e sorridente pau que até nome tinha vem a alegria: um lindo presente na noite feliz!

Que pode ser ainda mais feliz se o presente for um caganer!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s