Quina hora és?

Como se já não bastasse a dificuldade de aprender uma nova língua, o catalão ainda prepara uma surpresinha especial: a contagem das horas!

Você acha que aprendeu os números e já tá de boa porque, afinal, o que pode ter de complicado em citar números de 1 a 60?

Mas a forma catalã de dizer as horas é de dar medo até em phd em matemática! É uma mistureba de fração com subtração e ainda tem que ter boa memória pra decorar as paradas todas!

Não tenho nenhuma dúvida de que os catalães começaram a falar assim só porque eram proibidos de falar o idioma em público. Aí só de zoação resolveram falar de um jeito que ninguém entende mesmo!

Explico: se o relógio marca 11:45, então se diz que são 3/4 de 12h. Ok, em português nem parece tão difícil! Mas quando você tá na rua e alguém te para pra perguntar “quina hora és?”, fazer essa soma e traduzir pro catalão é bem menos idiota…

Mas ok! Quando é a gente que tem que falar, dá pra dizer em espanhol mesmo. O problema é quando uma pessoa ou um serviço precisa marcar horário com você e te confirma a hora pelo telefone.

Na moral, tenho grandes suspeitas que essa coisa de falar as horas é uma seita da qual ainda não faço parte… 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s